O QUE É?
A Ouvidoria é um canal de comunicação entre os usuários/cidadãos,
servidores/trabalhadores e a instituição que busca a melhoria e a manutenção
contínua dos serviços/produtos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.
Configura-se, dessa maneira, uma importante ferramenta da gestão, que tem como
prerrogativa a competência de sugerir a criação e/ou redefinição de novos
serviços/produtos que venham ao encontro dos anseios dos usuários.
PARA QUE SERVE?
Para que os usuários/cidadãos ou servidores/trabalhadores tenham uma voz ativa
no processo de gestão do Sistema Único de Saúde, bem como acesso às informações
pertinentes aos serviços prestados por esta instituição, ou ainda, como veículo
de acolhimento, análise e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações e
sugestões de âmbito pessoal e/ou coletivo referentes ao Sistema Único de
Saúde.
COMPETÊNCIAS
• Acolher, analisar e encaminhar as manifestações dos cidadãos referentes a
procedimentos e ações de agentes e órgãos que componham o Sistema Único de
Saúde, buscando a resolutividade para as demandas recebidas;
• Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados através
da disseminação das informações e da confecção de relatórios que servirão para
subsidiar e orientar as decisões dos gestores;
• Buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos;
• Estimular e contribuir com a disseminação das formas de participação popular
no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços públicos;
• Funcionar como instrumento de interação entre a instituição e ambiente
externo.
FLUXO DE TRABALHO
• A Ouvidoria acolhe as manifestações dos usuários e servidores; • Faz o
tratamento das manifestações (classificação e tipificação);
• Encaminha aos setores responsáveis;
• Os setores responsáveis apuram e tomam as providências cabíveis em relação ao
relatado pelo usuário e emitem parecer das ações tomadas à Ouvidoria;
• A Ouvidoria registra a resposta do setor demandado e repassa ao usuário;
• A
Ouvidoria elabora relatórios embasados nas demandas dos usuários e repassa aos
gestores a fim de dar informações úteis, com o olhar das ruas, para as decisões
dos gestores.
• Quando procurar a Ouvidoria?
• Quando houver dúvidas em
relação aos serviços prestados por esta instituição;
• Quando forem desrespeitados
os direitos dos cidadãos, dificultando as garantias de acesso às ações e serviços
públicos de saúde (SUS);
• Quando houver propostas para o aperfeiçoamento da organização e funcionamento
do SUS.
COMO FAZER SUA MANIFESTAÇÃO?
• Para registrar a sua manifestação, você pode entrar em contato com qualquer um
dos canais de acolhimento listados abaixo.
• Disque SUS: 3286-1088 Ramal 23
• E-Mail: saude@camapua.ms.gov.br
• Correspondência: Rua Pedro Celestino, 556 – centro – Camapuã-MS – CEP:
79420-000
• Presencialmente: Rua Pedro Celestino, 556 – centro – Camapuã-MS Horário de
atendimento: De segunda a sexta, das 07h às 13h.
• Por telefone: 3286-1088
Link para cadastro de demanda: http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do
Link para acompanhamento de demanda: http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/AcompanhamentoDemandaPortal.do