Publicado: 14/01/2022 as 10:43:00
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de
Educação Profissional Márcio Elias Nery (CEEP), localizado em Camapuã,
participaram de oficina de empreendedorismo e se destacaram com a criação de
produtos feitos à base de alimentos da agricultura familiar.
O trabalho foi realizado por meio da metodologia Jovem
Empreendedor no Campo (JEC), implementada na escola agrícola com o apoio do
Sebrae/MS, por meio do programa Educação Empreendedora, que também é um dos
principais eixos de atuação de outra iniciativa promovida pela instituição em
Camapuã: o Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura
Municipal.
Dentro dos resultados apresentados para a escola, o que mais
se destacou foi a coxinha de mandioca. A principal matéria prima para fazer a
receita veio de pequenos produtores rurais e os demais itens foram arrecadadas
por meio de doações. De acordo com a estudante Monique Mendes Zandonai, a
experiência foi inovadora e didática.
“No início pensamos em fabricar alguns derivados da
mandioca, mas a matéria prima não estava em boas condições, então surgiu a
ideia de fazer a coxinha. Durante o bimestre estruturamos como ela seria
produzida e conheci um pouco mais sobre o empreendedorismo, o que foi muito
interessante e abriu os meus olhos para o tema. No final do projeto vendemos as
coxinhas para nossos colegas, professores e funcionários da escola, foi uma
experiência maravilhosa”, relatou a estudante.
Para a professora Juliane de Carvalho Costa, que deu apoio
aos alunos, a metodologia foi importante para que eles pudessem entender o que
é o empreendedorismo. “Todas as etapas foram realizadas pelos estudantes, desde
a coleta da mandioca, os preparos, até chegarem ao produto: a coxinha. A
oficina preparou os estudantes para que, a partir dos seus próprios
conhecimentos e habilidades, se tornassem pequenos empreendedores. Sem dúvidas
foi uma oportunidade única na vida profissional deles”, comentou a docente.
Com a finalização da metodologia, após o sucesso do produto
apresentado, os alunos foram convidados para participar de uma feira no
município, onde puderam comercializar a coxinha de mandioca e mostrar o
trabalho para a comunidade.
Segundo a coordenadora-técnica do CEEP, Pamylla Mayara
Pereira da Silva, a necessidade de trabalhar o empreendedorismo em sala de aula
surgiu com as mudanças exigidas pela reforma do Ensino Médio e no currículo do
técnico em agropecuária e, ao adotar à metodologia JEC, foi possível atender à
exigência, além de alcançar ótimos resultados e trazer novas oportunidades para
os estudantes.
“Eles puderam observar que hoje é possível ter o seu próprio
negócio e que empreender é uma possibilidade de carreira. O projeto transformou
não só a escola, como o dia a dia dos alunos. Percebemos que o empreendedorismo
é um braço muito forte, em todos os sentidos, quando falamos em
desenvolvimento. Acredito que depois do JEC os alunos vão sair da escola mais
motivados a continuar com esse espírito empreendedor”, finalizou a
coordenadora.
As metodologias oferecidas pelo Sebrae/MS voltadas para o
âmbito da Educação podem ser aderidas por outras instituições de ensino
interessadas, tanto públicas, quanto particulares.