GESTÃO
·
Secretária: Selma
Maria Rodrigues Ramires
·
Endereço: Rua Bonfim, n.441, Centro
·
Camapuã –MS
·
Telefone: (67)
3286-6007
·
E-mail: educacao@camapua.ms.gov.br
·
Horários de atendimento: 07:00 às 11:00 /
13:00 às 17:00
CONSELHOS:
CME- Conselho Municipal de Educação
CACS FUNDEB: Conselho de Acompanhamento e Controle
Social – Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica
CAE: Conselho de Alimentação Escolar
MISSÃO
Elaborar a
política educacional do município de Camapuã-MS, coordenar a sua implantação e
avaliar os resultados, com o objetivo de assegurar a excelência na Educação
Infantil e no Ensino Fundamental Público, além de transmitir valores e
conhecimentos que contribuam para formar indivíduos autônomos e habilitados a
se desenvolver profissionalmente, como única forma de garantir a igualdade de
oportunidade para todos os cidadãos.
VISÃO
Promover
uma educação de qualidade para nossas crianças e nossos jovens, capacitando-os
para atuar como cidadãos críticos e capazes na sociedade em que vivem,
valorizar nossos profissionais e cumprir o que preceitua a legislação e a
ética.
VALORES
Com o intuito
de preparar nossos alunos para terem sucesso no futuro, procuramos colocar em
prática durante as aulas os seguintes valores da educação:
1- Capacidade
de adaptação, para que os professores possam trabalhar com os alunos em sala
de aula a ideia de flexibilidade, incentivando-os a perderam o medo das
mudanças para se adaptarem mais facilmente a novos lugares e situações;
2- Expansão
do conhecimento, estimular a curiosidade dos alunos a fim de que eles não percam o
interesse em pesquisar sobre novos assuntos, aumentando seu repertório de
conhecimento;
3-
Independência
Os alunos devem ser estimulados para que tenham autonomia em suas realizações.
Também devem ser incentivados a trabalharem suas ideias e opiniões próprias
para que possam construir sua maneira de pensar.
4-Empreendedorismo
Atualmente o profissional empreendedor é cada vez mais
valorizado. Por esse motivo, durante as aulas, os professores devem estimular
em seus alunos esse tipo de pensamento, incentivando que os estudantes criem
projetos e sejam responsáveis por eles.
5- Criatividade
O professor deve trabalhar a capacidade do aluno em elaborar soluções criativas para os
problemas buscando meios alternativos e trabalhando com
novas ideias.
6-Espírito de equipe
O espírito de equipe é bastante valorizado no
meio empresarial, e tem ganhado destaque nas instituições de ensino. O aluno
deve ser estimulado e ensinado a trabalhar em grupo cooperando com seus colegas
e sabendo tolerar falhas, comportamentos e opiniões divergentes, sempre com respeito.
7- Honestidade
O estudante deve aprender a ser honesto com seus professores e
colegas de sala. Esse aspecto é fundamental para o trabalho em equipe.
SERVIÇOS
EDUCAÇÃO
INFANTIL – CRECHE
DESCRIÇÃO
A rede Municipal de
Ensino de Camapuã oferta vagas na etapa da Educação Infantil- Creche, nos
Centros de Educação Infantil “Maria Rufina de Jesus Madruga” e “Professora Iraídes Gonçalves de Medeiros –
Teca” para crianças de 0 a 3 anos.
Principais etapas para
o processamento do Serviço
Para realizar a
matrícula, o responsável pelo aluno deve comparecer ao CEI- Centro de Educação
Infantil munido dos seguintes documentos:
·
Certidão de
Nascimento da criança;
·
CPF;
·
Cartão SUS;
·
NIS;
·
Comprovante de
residência;
·
Carteira de
vacinação;
·
Documentos dos
pais;
Requisitos
Idade para
matrícula na creche
Berçário I - de 6 meses a 1 ano.
Berçário II - de 1 ano a 1 ano e 11 meses.
Maternal I - de 2 anos, completados até 31 de março.
Maternal II - de 3 anos, completados até 31 de março.
Este serviço não é oferecido online.
Telefone:
(67)
3286-6006 – Secretaria de Educação
E-mail:
educacao@camapua.ms.gov.br
Local:
Centro de Educação Infantil Maria Rufina de Jesus Madruga - Rua Cuiabá,
SN – Vila Industrial – Telefone (67) 3286-1986 – e-mail: ceimrufina@gmail.com
Centro de Educação Infantil Professora Iraídes Gonçalves de
Medeiros - Teca – Av. Areado, 520- Chácara Brilhante – Telefone (67)3286-4834-
e-mail: ceiiraidesgm@outlook.com
Período de Solicitação:
Qualquer época do ano (de acordo com a disponibilidades das vagas).
De segunda-feira a sexta-feira.
das 7h às 13h e das 13h às 17h
EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
Descrição
A rede Municipal de
Ensino de Camapuã oferta vagas na etapa da Educação Infantil- Pré-escola
para crianças de 4 e 5 anos, nas Escolas da Rede Municipal de Ensino:
·
E.M. Cláudio José
de Lima;
·
E.M. Dr. Sudalydio
Rodrigues Machado
·
E.M. Eurico Gaspar
Dutra;
·
E.M. Ernesto Solon
Borges,
·
E.M. Lucas Alves do
Valle - Pólo;
Na Zona
Rural este serviço é oferecido através da Escola Municipal Lucas Alves do Valle
- Pólo, nas Salas Pequeno Polegar no Distrito da Pontinha do Cocho, Sala
Galdino e Sala Professora Carmen Sanches Melhado.
Principais etapas
para o processamento do Serviço
Para realizar a
matrícula, o responsável pelo aluno deve comparecer a escola munido dos
seguintes documentos:
·
Certidão de
Nascimento da criança;
·
CPF;
·
Cartão SUS;
·
NIS;
·
Comprovante de
residência;
·
Carteira de
vacinação;
·
Documentos dos
pais;
Idade para a matrícula na Pré-escola
·
Pré I - de 4 anos, completados até 31 de março.
·
Pré II - de 5 anos, completados até 31 de março.
Este serviço não é oferecido online.
Local:
·
E.M. CLÁUDIO JOSÉ DE LIMA
Rua Paraíba, 194 – Vila São Miguel – Telefone (67) 3286-2287
e-mail: esc.claudioj.lima@outlook.com
·
E.M. DR. SUDALYDIO RODRIGUES MACHADO
Av. Antonio Alvino Martins, 1130- Bairro Alto- Telefone (67)
3286-1521
e-mail – emsudalydio@hotmail.com
·
E.M. ERNESTO SOLON BORGES
Rua Ferreira da Cunha, 200- Vila Diamantina- Telefone (67)
3286-1737
e-mail: em_esolonborges@hotmail.com
·
E.M. EURICO GASPAR DUTRA
Rua Amazonas 213, Vila Industrial- Telefone (67) 3286-2387
e-mail: emeurico@hotmail.com
·
E.M. LUCAS ALVES DO VALLE – PÓLO
Rua Projetada
10, 136-166- Coophavalle-Telefone (67) 3286-2430
e-mail: elav-alves@hotmail.com
Período
de Solicitação:
Qualquer
época do ano (de acordo com a disponibilidades das vagas)..
De
segunda-feira a sexta-feira.
das
7h às 11h e das 13h às 17h
DESCRIÇÃO
Oferta de vagas no Ensino
Fundamental I e II
A rede municipal de ensino oferta vagas na etapa do Ensino
Fundamental I (1º ao 5º ano) nas seguintes unidades escolares:
·
E.M. CLÁUDIO JOSÉ DE LIMA
Rua Paraíba, 194 – Vila São Miguel – Telefone (67) 3286-2287
e-mail: esc.claudioj.lima@outlook.com
·
E.M. DR. SUDALYDIO RODRIGUES MACHADO
Av. Antonio Alvino Martins, 1130- Bairro Alto- Telefone (67)
3286-1521
e-mail – emsudalydio@hotmail.com
·
E.M. ERNESTO SOLON BORGES
Rua Ferreira da Cunha, 200- Vila Diamantina- Telefone (67)
3286-1737
e-mail: em_esolonborges@hotmail.com
·
E.M. EURICO GASPAR DUTRA
Rua Amazonas 213, Vila Industrial- Telefone (67) 3286-2387
e-mail: emeurico@hotmail.com
·
E.M. LUCAS ALVES DO VALLE – PÓLO
Rua Projetada
10, 136-166- Coophavalle-Telefone (67) 3286-2430
e-mail: elav-alves@hotmail.com
Oferta de vagas no Ensino Fundamental II (6º e 7º
ano) nas seguintes unidades escolares:
·
E.M. DR. SUDALYDIO RODRIGUES MACHADO
Av. Antonio Alvino Martins, 1130- Bairro Alto- Telefone (67)
3286-1521
e-mail – emsudalydio@hotmail.com
·
E.M. ERNESTO SOLON BORGES
Rua Ferreira da Cunha, 200- Vila Diamantina- Telefone (67)
3286-1737
e-mail: em_esolonborges@hotmail.com
·
E.M. EURICO GASPAR DUTRA
Rua Amazonas 213, Vila Industrial- Telefone (67) 3286-2387
e-mail: emeurico@hotmail.com
PRINCIPAIS
ETAPAS PARA PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
O
ingresso no 1º (primeiro) ano do Ensino Fundamental dar-se-á à criança com 6
(seis) anos completos ou a completar até dia 31 de março.
No
ato da matrícula para todas as modalidades, para realizar a efetivação da
matrícula na escola, o pai/mãe ou responsável do aluno menor de idade deverá
apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:
·
Certidão de Nascimento;
·
CPF
·
RG (para alunos
maiores de 18 anos);
·
Ementa curricular,
se for o caso;
·
Guia de
transferência original;
·
Histórico escolar
original;
·
Cartão SUS;
·
NIS;
·
Comprovante de residência;
·
Carteira de
vacinação;
·
Documentos dos pais;
·
Comprovação da guarda legal do estudante menor de idade, conforme
o caso;
·
Laudo multiprofissional para alunos público alvo da Educação
Especial.
Serviço Online:
Este serviço não é oferecido online.
(67) 3286-6006
Prazo:
-Matrícula: janeiro a março. (de acordo com a disponibilidades das
vagas).
-Rematrícula: novembro/dezembro.
-Transferência: fevereiro a dezembro.
-O calendário de matrículas e rematrículas é definido anualmente
através de Resoluções publicadas em Diário Oficial dos municípios e no site da
Prefeitura Municipal de Camapuã-MS.
Prefeitura Municipal de Camapuã-MS
Secretaria Responsável:
Secretaria Municipal de Educação, Cultura,
Turismo, Esporte e Lazer
A Secretaria Municipal de Educação
disponibiliza o transporte escolar para alunos da rede pública municipal e
estadual que residem em área rural.
Solicitar o transporte escolar
junto a Secretaria Escolar através do preenchimento de ficha cadastral com o
endereço do aluno e da escola, dados de identificação, e contato dos pais e/ou
responsáveis do aluno.
Após verificação da Geolocalização
é realizado o cadastro do aluno e autorizado para o transporte.
Este serviço não é oferecido online.
DIRETOR DE TRANSPORTE
Vinícius de Souza Machado
Telefone:
(67)
3286-6013
E-mail:
educacao@camapua.ms.gov.br
Período de Solicitação:
Qualquer
época do ano.
Meios de Contato:
Departamento
de Transporte Escolar - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo,
Esporte e Lazer
Dia e Horário de Atendimento:
De
segunda-feira a sexta-feira.
das
7h às 11h e das 13h às 17h.
Documentos Necessários:
·
Comprovante de residência.
·
Comprovante de matrícula
Forma de Acompanhamento:
Frequência
escolar.
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA
O Município de Camapuã- MS, por meio da Secretaria Municipal da
Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - SECTEL, oferta vagas para
inclusão em Educação Infantil e Ensino Fundamental e na Modalidade de EJA em
sua rede própria.
O setor de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de
Educação garante apoio aos professores das escolas municipais afim de garantir
uma educação escolar inclusiva de qualidade.
Ofertamos sala de Recursos Multifuncionais nas Escolas Municipais
Dr. Sudalydio Rodrigues Machado e Ernesto Solon Borges, com profissionais
habilitados na Área de Educação Especial e Inclusiva e atendem alunos de toda a
rede municipal no contraturno das aulas regulares.
Os alunos com laudo médico que apresentam necessidade de
acompanhante em sala de aula são disponibilizados monitores e/ou assistente
educacional de acordo com legislação vigente.
Requisitos /
Documentos necessários
·
RG do responsável pelo aluno.
·
Certidão de nascimento ou RG do aluno.
·
Comprovante de endereço atualizado.
·
Carteira de vacinação.
·
Laudo médico ou da equipe multidisciplinar com o Cid da
deficiência, dos transtornos globais do desenvolvimento, das altas
habilidades/superdotação.
Principais
Etapas do Serviço
·
O ingresso nas Escolas do Município, por meio de matrícula ou
transferência das escolas regulares ou de escolas de educação especial,
·
Avaliação do estudante pelo professor responsável pelo atendimento
educacional especializado (AEE).
·
Avaliação pela equipe psicossocial da SECTEL (Psicóloga e
Assistente Social).
·
Encaminhamento para Avaliação pela equipe de multiprofissionais da
Rede de Saúde
Casos de
comprometimento comprovado, o estudante recebe auxílio de um monitor ou
assistente educacional na sala regular e acompanhamento nas Salas de Recursos
Multifuncionais.
Previsão de
Prazo para Realização do Serviço
O processo
ocorre ao longo de todo o ano letivo.
Formas de Prestação de Serviço
Através
da oferta de matrículas nas escolas regulares com inclusão dos alunos nas
turmas, respeitando o número de alunos por turma conforme a LDB.
Lista de Escolas
Todas
as escolas municipais da rede.
Setor de
Educação Inclusiva
SECTEL, Rua Bomfim,
441
Centro
Telefone: (67) 3286-6011
Email: educacao@camapua.ms.gov.br
Coordenadora
Rita de
Cássia da Silva Lucena Lara
NÚCLEO
PSICOSSOCIAL DE APOIO DA EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação, em conformidade com a da Lei nº
13.935, de 2019 que determina que as redes públicas
de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para
atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação,
por meio de equipes multiprofissionais que deverão desenvolver ações para a
melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da
comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.
DESCRIÇÃO
DO SERVIÇO – PSICOLOGIA
Poderá executar ações de atenção primárias na promoção de saúde
mental/emocional; orientação e suporte nos casos de dificuldades de
ensino/aprendizagem; aglutinar atividades de sucesso advindas das famílias;
atuar junto aos processos de inclusão, permanência e evolução educacional;
promover junto à comunidade escolar a vinculação dos diversos atores e saberes
do processo formativo; favorecer espaços para acolhida das emoções; atuar no
enfrentamento da violência escolar; orientar projetos de reflexão sobre
carreira profissional; estimular novas perspectivas que promovam a quebra do
ciclo de adoecimento mental, entre outras ações de promoção em saúde.
ESTRATÉGIAS E AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS
·
Realização de
diagnóstico institucional, identificação de particularidades de funcionamento
de cada escola para posterior planejamento e implementação de ações que
auxiliem na melhoria e na otimização dos trabalhos pedagógicos e sociais.
·
Incentivar os
educadores e a equipe técnica para tomada de posições políticas em relação aos
problemas sociais que afligem a todos.
·
Estimular a
escolha deliberada e conscientemente assumida de uma atuação profissional
sustentada por teorias psicológicas, cuja visão contemple o homem em suas
múltiplas determinações e relações histórico-sociais.
·
Assessorar a
escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, da compreensão e da
amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, utilizando os
conhecimentos da Psicologia.
·
Desenvolver uma
concepção de Psicologia voltada a um compromisso social.
·
Propor uma
concepção do fracasso escolar não como um processo individual.
·
Mediar os
processos de reflexão sobre as ações educativas a partir da atuação com os
diversos profissionais da educação.
·
Propor e apoiar a
construção de novas alternativas sociais para auxiliar na administração de
possíveis conflitos escolares.
·
Compreender e
elucidar os processos de desenvolvimento biopsicossocial dos envolvidos com a
escola.
·
Compreender e
elucidar os processos diferenciados de desenvolvimento da aprendizagem
(aprender a aprender) de cada aluno e de cada professor.
·
Compreender e
clarificar a construção da subjetividade (construção do Eu) em cada ambiente
educacional.
·
Assessorar a
escola na busca da humanização do sujeito, através do encontro da cognição com
a motricidade, os afetos e as emoções na educação.
·
Cultivar o
enfoque preventivo: trabalhar as relações interpessoais na escola, visando à
reflexão e conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos envolvidos.
·
Buscar ser o
mediador do processo reflexivo individual e do grupo, e não o solucionador de
problemas.
·
Conscientizar o
indivíduo sobre a importância de sua participação e responsabilidade nos grupos
em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade.
·
Elaboração,
desenvolvimento e acompanhamento de projetos de educação sexual.
·
Elaboração,
desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção ao uso de drogas.
·
Elaboração,
desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção à violência.
·
Atendimento a
situações de emergência psicológica que necessitem de intervenção imediata,
para posterior encaminhamento.
·
Elaboração,
desenvolvimento e acompanhamento de projetos de educação sexual.
·
Elaboração,
desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção ao uso de drogas.
·
Elaboração,
desenvolvimento e acompanhamento de projetos de prevenção à violência.
·
Atendimento a
situações de emergência psicológica que necessitem de intervenção imediata,
para posterior encaminhamento.
DESCRIÇÃO
– SERVIÇO SOCIAL
Serão trabalhadas propostas que auxiliem no desenvolvimento da
consciência e na reflexão da comunidade escolar (alunos, família e escola) para questões que permeiam a sociedade,
sob o olhar de valores morais, objetivando mudar positivamente nossa realidade
e contribuir para um mundo melhor. Torna-se essencial refletir sobre as
mudanças que o mundo atual enfrenta, bem como renovar os valores impostos na
sociedade, inserindo no processo educacional, virtudes que possibilitem a
formação integral de nossos alunos.
ESTRATÉGIAS E AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS
● Acolhimento, atendimento e ações individuais e
coletivas, que busquem orientar alunos e familiares sobre a importância dos
vínculos família/escola para a qualidade do ensino do aluno.
● Serão também planejadas juntamente com a
comunidade escolar, a discussão de temas importantes para cada faixa etária,
trabalhando com os alunos de forma lúdica e interativa.
● Ações de humanização e prevenção de práticas
discriminatórias na escola.
● Ações e atividades de valorização e respeito a
diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa na escola.
● Ações que contribuam para o protagonismo do
aluno, dentro e fora do ambiente escolar.
● Efetivar a continuidade, fortalecimento e a articulação
intersetorial com vistas ao desenvolvimento integral das crianças atendidas e
seus familiares, sejam através de ações/reuniões com as famílias, e visitas
domiciliares de acompanhamento conforme a necessidade.
● Atingir 100 % dos alunos, no que diz respeito
ao fortalecimento do vínculo afetivo e no papel primordial da família em estar
educando e cuidando das crianças juntamente com a Escola estimulando também
atividades lúdicas que possam envolver outros familiares.
● Articular encaminhamentos para inclusão das
famílias nas respectivas políticas sociais que possam atender as demandas
identificadas nas visitas domiciliares e ou atendimentos;
●
Mobilizar os
recursos da rede e da comunidade para apoiar o trabalho dos educadores,
melhorando o desenvolvimento das crianças e a atenção às demandas das famílias.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E ATENDIMENTOS
DIAS/SEMANA
|
MATUTINO 07:00 às 11:00 |
VESPERTINO 13:00 às 17:00 |
SEGUNDA-FEIRA
|
EM-SUDALYDIO |
EM-LUCAS ALVES |
TERÇA-FEIRA |
EM-ERNESTO SALON BORGES |
EM-CLAUDIO JOSE DE LIMA |
QUARTA-FEIRA
|
EM-EURICO GASPAR DUTRA |
CEI – MARIA RUFINA |
QUINTA-FEIRA
|
CEI-IRAIDES GONÇALVES |
PLANEJAMENTO |
SEXTA-FEIRA
|
RELATÓRIO |
RELATÓRIO |
Equipe
Técnica:
Raiza Garcia
Anjos- Psicóloga
Valdereis
Freitas de Souza- Assistente Social
Público Alvo:
Alunos,
professores, coordenadores, diretores, administrativos e equipe de apoio.
Previsão de
Prazo para Realização do Serviço
O processo
ocorre ao longo de todo o ano letivo.
Formas de Prestação de Serviço
O Atendimento
é prestado nas Escolas da Rede Municipal de Ensino conforme o cronograma de
atividades e atendimentos.
Lista de
Escolas
Todas as
escolas municipais da rede.
Endereço:
SECTEL, Rua
Bomfim, 441 Centro
Telefone:
(67) 3286-6011
E-mail – nucleosocialpsied@gmail.com