População receberá produtos de qualidade porque Camapuã agora conta com Serviço de Inspeção Sanitária

A Prefeitura Municipal de Camapuã, com a aprovação da Câmara, criou o SIM – Serviço de Inspeção Municipal com as regras para inspeção sanitária nos produtos de origem animal.

Com este projeto, a Prefeitura visa minimizar as dificuldades encontradas pelos pequenos produtores em atender as exigências contidas nas normatizações dos serviços de inspeções estadual e federal, além de legalizar os pequenos produtores, melhorando seus rendimentos e agregando valor à sua produção.

Os objetos de inspeção e fiscalização serão os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias-primas; pescado e derivados; leite e derivados; ovos e derivados e produtos apícolas, como o mel.

O SIM entenderá como estabelecimento de produtos animais, qualquer instalação ou local nos quais são abatidos ou industrializados animais produtores de carne e onde são manipulados, depositados e embalados.

Todos os estabelecimentos que fazem estes serviços deverão ser registrados no SIM, através do Certificado de Registro, e as inspeções serão permanentes.

Os produtores que não se adequarem ao SIM estão sujeitos a advertência, multa e medidas administrativas e sanitárias.

Fonte: Aline Bazano DRT 906/MS