Camapuã recebe “caravana da cultura” com presença do secretário Athayde Nery

Foto: Hudson Xavier

Uma caravana liderada pelo secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, e pelo diretor municipal de Cultura e Turismo, Girsel da Viola, passou o dia de ontem (9) visitando pontos importantes de Camapuã.

O objetivo da visita foi dar início a um projeto que colocará o município na rota turística do Estado, devido a presença de sítios arqueológicos e da Rota das Monções.

“Neste primeiro momento estamos fazendo o levantamento das potencialidades do município, mas que já garanto que são grandes. Passamos por diversos pontos que serão destaque neste projeto, dentre eles os morros que dão nome ao nosso município e que está dentro da Rota das Monções” comentou o diretor municipal de Cultura e Lazer, Girsel da Viola.

Para a realização deste projeto de desenvolvimento do turismo, haverá a parceria com o Sebrae no cronograma de identificação do potencial e com Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) na capacitação dos profissionais que trabalharão com os turistas.

“O projeto está indo de vento e polpa. Estamos participando de várias palestras com outros municípios, trocando experiências com outros gestores de Cultura e o nosso objetivo é que este projeto esteja pronto para ser colocado em prática muito em breve” disse Girsel.

Na caravana estavam nomes como o do pesquisador da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Zito Ferrari, Paulo Esselin; Diego Garcia da Fundtur; o superintendente estadual de Turismo, Matheus Dauzacker; e o artista plástico De Paula. Além dos representantes municipais, a secretária de Assistência Social, Elaine Huber; a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Andreia Ferreira; e o diretor de Esporte e Lazer, Lima.

Reunião em Rio Verde

Na última quarta-feira (8), o diretor municipal de Cultura e Turismo, Girsel da Viola, participou de uma reunião com os gestores de Cultura de todo o Estado. A reunião aconteceu no município de Rio Verde.

A reunião foi para que os gestores possam se capacitar para finalizar o Plano Municipal de Cultura de suas respectivas cidades, que deve ter vigor por, pelo menos, dez anos.

Em Camapuã, o projeto é de que seja reestabelecido o Conselho de Cultura, além de alavancar a história e a cultura do município através do desenvolvimento do turismo.

Depois de pronto, o projeto vai para a aprovação da Câmara de Vereadores, o que deve acontecer até fevereiro de 2018.

“A reunião de quarta foi uma preparação para o encontro de quinta, com a caravana. Porque a nossa cultura está diretamente ligada ao potencial desenvolvimento do turismo já que nosso município possui sítios arqueológicos, o caminho feito pelos Bandeirantes, comidas e música típicas, enfim, tem tudo para dar muito certo” comentou Girsel.

Rota das Monções

As monções eram expedições fluviais realizadas ao longo dos séculos XI ao XIX, pós-entradas das bandeiras, que tinham a função de transportar pessoas, alimentos, víveres, armamentos, especiarias, cargas em geral e principalmente ouro entre o Porto Feliz (SP) e Cuiabá (MT).

Essas expedições duravam de quatro a seis meses dependendo da estação do ano. Os viajantes enfrentavam intempéries, tinham de se proteger de povos nativos hostis, insetos e animais, e passavam por situações dificílimas de navegação em uma época sem motores e outros adventos tecnológicos.
Desde os anos 1990, um grupo de empresários e entusiastas da história e da cultura regional dos municípios da Rota Norte MS se uniu e passou a realizar eventos alusivos ao tema, criando até um roteiro turístico que vem recebendo anualmente cada vez mais turistas estrangeiros.

Fonte: Aline Bazano DRT 906/MS